top of page
1668026822876.jpeg

Normas Administrativas
Época desportiva 2023/2024

Introdução

A época de 2023/2024 tem o seu início a 1 de Outubro de 2023 e o seu términus a 31 de Agosto de 2024.

Podem competir nos Campeonatos Nacionais de Veteranos, todos os atletas com idade igual ou superior a 35 anos, à data da competição.

Os atletas têm que estar filiados na Federação Portuguesa de Atletismo para a época em vigência. Só assim poderão participar nos Campeonatos Nacionais e Internacionais de Veteranos.

A filiação na Federação Portuguesa de Atletismo deve ser feita na plataforma "LINCE"(https://lince.fpatletismo.pt/), e devem seguir os prazos estipulados nas Normas Administrativas 2023/2024 publicadas no site da Federação Portuguesa de Atletismo.

A taxa de filiação a aplicar pela FPA para a época 2023/2024 é de 12,00€ para os atletas veteranos.

Escalões

De acordo com a Regra 141 da World Athletics( alteração aprovada no Congresso de Daegu), os atletas assumem o escalão de Veteranos no dia do seu 35º aniversário, quer se trate de uma prova de pista ou exterior. 

Para efeitos de competição (regras 141.1), o escalão etário de um atleta é determinado pelo dia do seu nascimento, no dia da prova, ou no caso de um campeonato, no 1º dia do campeonato, competindo sempre pelo mesmo escalão (com exceção das regras para a constituição de equipas e estafetas).

Para efeitos de recordes (regras 141.1.1), o escalão etário de um atleta é determinado pela data de nascimento no dia em que o Recorde foi obtido.

Os escalões dos atletas Veteranos são os que se apresentam abaixo (regra 141.2).

 

 

Inscrições e Procedimentos

As inscrições das provas organizadas pela ANAV deverão ser feitas na plataforma da da FPA competições. (https://fpacompeticoes.pt).

No caso das provas conjuntas com a FPA, as inscrições deverão ser feitas na plataforma da FPA "LINCE" https://lince.fpatletismo.pt/

As taxas de inscrição das competições da ANAV serão de 3€ por prova no caso dos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta e de Pista ao Ar Livre.

Nas restantes competições, a taxa de inscrição será definida em regulamento próprio.

 

Para a época que se inicia, estabelecem-se os seguintes procedimentos:

1- A FPA delega na ANAV as competências para organizar as competições nacionais sendo algumas delas sob a alçada da própria FPA. Temos a responsabilidade da entrega de medalhas e troféus nesses campeonatos. Toda a representatividade de atletas Veteranos em provas internacionais está ao cuidado da ANAV como a organização de competições internacionais em Portugal. 

2- Todos os atletas, a partir dos 35 anos de idade, são considerados veteranos e devem filiar-se nesse pressuposto.

3- A FPA conferirá à ANAV um subsídio anual. Este subsídio contribuirá para conferir mais capacidade organizativa à ANAV.

 

4- A ANAV após aprovação em assembleia geral, fica obrigada a apresentar à FPA o plano de atividades e relatório e contas.

 

Participação em Competições Internacionais

 

Todos os atletas que competem nos Campeonatos Nacionais de Veteranos estão em condições para participar nos campeonatos internacionais de Veteranos.

 

As inscrições serão sempre efetuadas nas plataformas dos próprios eventos. Essas inscrições só ficam finalizadas após validação da ANAV. No caso de haver dúvidas no ato da inscrição poderá sempre contactar a ANAV para o seguinte email: competicoes.internacionais.anav@gmail.com

1667835452799_edited.png
bottom of page